05/11/2012

Melhor serem dois do que um


“Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus que efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, um só corpo, assim também com respeito a Cristo... ” I co 12: 5-31
Existem coisas que por si só se explicam, não é preciso nenhuma sabedoria grandiosa como a de Salomão para entender o que Paulo estava nos dizendo, como igreja.
O Senhor é muito claro em nos advertir com divisões.
“Melhor serem dois do que um”
Precisa-se entender que o corpo não funciona sozinho. E que eles se entrelaçam, completando o proposito.
A sobrancelha aparentemente não tem função alguma, a não é para completar a testa.
A sobrancelha tem um papel importante, Deus a criou para que quando suássemos muito com o calor escaldante a sobrancelha aparasse o suor da testa, para que não caísse no olho.
Imagina um ser sem sobrancelha, que falta que a bonitinha faz. Além da aparência, sua função iria está perdida, sem ninguém para fazer a parte dela, a não ser a mão né, que iria fazer o favor de ir lá limpar, e deixar o olho irritado.
Com os membros do corpo de Cristo não é diferente. O Senhor instituiu cada um a seu serviço. Do menor ao maior. E se o mestre disser que não faz parte do corpo, porque não é o apostolo, quem fará as funções de mestre?
Precisa-se entender a importância da função de cada um. Não falo de você identificar a minha importância, mas a sua. Você é importante querido. Mesmo sendo o menor dos irmãos, Davi também era o mais moço e o menos lembrado entre os irmãos, assim também como José. Os dois foram extremamente importantes no serviço do propósito de Deus. O Senhor, por causa de sua fidelidade, os colocou em lugares altos.
Todos nós necessitamos dos seus talentos. O corpo completo é aquele que cumpre o que foi determinado a fazer. Cumprindo perfeitamente cada um o seu trabalho.
E ainda, se um membro fica doente, as células do corpo devem entrar em ação, para que se salve aquele membro para que então ele não morra. Pois se morrer, oh! Que falta irá fazer. Pode então a mão cumprir o papel no lugar do pé? Sim, claro. Porém o que ela foi designada, foi a ser mão e só, e não mão e pé.
O que quero dizer é que somos um, com diferentes propósitos designados a cada um. Fomos criados para o louvor da Sua Glória. Fomos criados por Ele e para Ele. Por isso cumpramos cada um o seu propósito. Para que assim o corpo, a noiva esteja pronta para encontrar com o noivo.
E se alguém disser: “não, eu não consigo”. Lembre-se, Moisés era gago e tirou o povo do Egito. Nunca rejeite seu chamado, seu propósito. O Senhor te diz: É pelo meu Espírito que farás. Creia nisso e descanse.
O Senhor e a sua misericórdia duram para todo o sempre.

Por Thamires Vieira
25/09/2012